Um dos pioneiros do hip hop no Rio Grande do Sul, o rapper, produtor musical e cultural DJ Piá, inicia nesta quarta-feira (13) um ciclo de cinco encontros voltados à história do movimento e à prática da discotecagem. A atividade é gratuita, mas as vagas estão quase esgotadas.
As aulas acontecerão sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 22h30, no Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre, no Centro Histórico de Porto Alegre (Rua Fernando Machado, 464). O encerramento será no dia 19 de setembro, uma sexta-feira, com uma festa comandada pelos próprios participantes. A idade mínima para inscrição é de 16 anos.
O curso apresenta desde conceitos básicos de discotecagem — como instalação de equipamentos, técnicas de mixagem, scratches, colagens musicais, noção de BPM e organização de repertório — até noções de teoria musical e operação de softwares de DJ. O repertório explorará diferentes gêneros, incluindo rap, original funk, rock, trap, funk carioca, pop e música brasileira.
Além da parte técnica, os encontros trarão um resgate histórico do hip hop, destacando sua influência na música, na arte e na diversidade cultural gaúcha.
A iniciativa integra o projeto “Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre – Um ano de programação na Comuna do Arvoredo (e mais)”, contemplado pelo Edital Sedac nº 25/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – RS. As inscrições são online e gratuitas, mas limitadas.
Acesse AQUI o link para a inscrição online.



