Uma detenta de 62 anos, condenada a 14 anos de prisão por participação nos atos de 8 de janeiro em Brasília, foi agredida dentro do Presídio Feminino Regional de Florianópolis, em Santa Catarina. A vítima foi identificada como Jucilene Costa do Nascimento, que sofreu ferimentos no rosto após uma briga na cela, segundo informou sua defesa.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), o caso ocorreu em 4 de agosto e foi detectado durante procedimento de rotina da equipe do presídio. A suspeita da agressão foi transferida para outra cela como forma de prevenção.
A advogada de Jucilene, Ana Carolina Sibut, relatou que a própria detenta contou ter sido atacada depois que outras internas descobriram o motivo de sua prisão. Após o episódio, ela recebeu atendimento médico, passou por exame de corpo de delito e foi registrado um boletim de ocorrência.
A defesa já havia solicitado anteriormente a revogação da prisão com a aplicação de medidas cautelares, mas o pedido foi negado. Após a agressão, a solicitação foi renovada e novamente rejeitada pela Justiça no último dia 13.
Jucilene foi detida inicialmente em 8 de janeiro de 2023, chegou a ficar em liberdade por um período, mas voltou a ser presa em 2024, permanecendo desde então na unidade prisional de Florianópolis.
A Sejuri informou que todas as medidas legais e administrativas cabíveis foram adotadas e destacou que repudia qualquer forma de violência no sistema prisional.