A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (18/8) projeto de lei que intitula Porto Alegre como a Capital da Corrida de Rua. A proposta é dos vereadores Marcos Felipi (Cidadania) e Gilson Padeiro (PSDB).
Os autores explicam que o projeto reflete a consolidação da tradição esportiva da cidade e sua relevância no cenário nacional e internacional das corridas de rua. Lembram que desde 1983 a Maratona Internacional de Porto Alegre é realizada anualmente e que, em 2024, a prova atingiu o recorde de quase 5.500 inscritos, movimentando R$ 22 milhões na economia local.
“Além da maratona, a cidade possui um calendário diversificado de provas de corrida de rua, como a Corrida de Aniversário de Porto Alegre, a NB42K Porto Alegre e a Corrida para Vencer o Diabetes, consolidando-se como referência no setor. Porto Alegre oferece, ainda, percursos planos e rápidos, clima ameno e infraestrutura adequada para a realização de provas esportivas, o que a torna atrativa tanto para atletas de elite quanto para corredores amadores”, justificam os autores.
*Com a informação CMPA



