Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Agronomia e Engenharia Mecânica Automotiva da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de sistemas e equipamentos agrícolas, como colheitadeiras, plantadeiras, tratores e pulverizadores. A aula prática foi possível por meio de uma parceria da Universidade com a AGCO, empresa líder global no desenvolvimento, fabricação e distribuição de soluções agrícolas, detentora das marcas Fendt, Massey Ferguson, Valtra e PTx. A multinacional realizou um evento de apresentação de suas máquinas durante dois dias no campus Canoas.
Para o reitor da Ulbra no RS, Adriano Chiarani, parcerias como essa fortalecem o vínculo entre a academia e o mercado de trabalho, beneficiando diretamente os estudantes. “Ao realizar suas atividades experimentais no campus, a AGCO oferece aos alunos vivência do ambiente profissional. Essa interação prepara os futuros profissionais para os desafios do setor e fomenta a inovação”, ressaltou.
O engenheiro especialista de produto da AGCO, Ricardo Graça, destacou que o evento de imersão foi preparado para levar informações sobre os equipamentos tanto a colaboradores de diferentes setores da empresa quanto aos acadêmicos. “Tivemos palestras com especialistas em máquinas e softwares, além de uma simulação com trator, pulverizador e plantadeira. Os alunos serão nossos futuros clientes, por isso é importante essa aproximação com a Universidade”, comentou.
Durante a vivência, os acadêmicos conheceram as características das máquinas e como elas podem contribuir para facilitar o trabalho no campo. Para a coordenadora dos cursos presenciais de Engenharia Civil, Mecânica e Mecânica Automotiva, Fernanda Macedo Pereira, o contato com empresas de referência possibilita um diálogo com engenheiros e técnicos que atuam na linha de frente do mercado de trabalho. “Atividades extraclasse são enriquecedoras, trazem essa conexão tão importante e integram a teoria da sala de aula com a realidade, abrindo novos caminhos”, disse a coordenadora.
Qualificação como benefício
Os participantes da imersão puderam aprender sobre sistemas como o PTx Trimble, que auxilia e orienta agricultores na gestão da água, na automação de fluxos de trabalho e na simplificação das operações.
A aluna do sétimo semestre de Agronomia, Letícia Czapliski, 29 anos, ressaltou a rapidez com que as tecnologias são atualizadas e o quanto o conhecimento adquirido permite melhorias nas lavouras. “Precisamos ter esse aprendizado para, quando visitarmos o produtor, explicar as novidades em equipamentos e os benefícios que podem trazer para a propriedade rural dele.”
Já o acadêmico de Engenharia Automotiva, Yuri Luiz, 22 anos, destacou que o contato com especialistas da área agrega valor à formação e gera um aperfeiçoamento que pode ser aplicado no dia a dia. “Podemos ver que tudo se conecta dentro da engenharia. Muito do que aprendemos ou ainda vamos aprender na Universidade está inserido no nosso trabalho. Isso é muito bom, pois temos uma formação bem completa”, afirmou o jovem, que atua em uma indústria em Canoas.
Uma parceria de sucesso
O professor de Engenharias, Eduardo Pedro Eidt, ressaltou que vários egressos da Ulbra já estão inseridos no mercado de trabalho e contribuindo com a evolução do setor, o que enche a Universidade de orgulho. “Isso é algo que honra o professor e a instituição como um todo. Saber que eles estão em cargos de liderança demonstra a qualidade do ensino da Ulbra, pois queremos que os alunos saiam prontos para o mercado.”
Líder de produtos e pulverizadores da AGCO na América Latina, Jorge Wolfarth é egresso da Ulbra em Engenharia Mecânica e Automotiva. “Trabalho na empresa desde 2017. Para o aluno, é enriquecedor ver as máquinas produzidas em São Paulo, Santa Rosa e na Alemanha, conhecer o processo de montagem e os softwares. A proximidade entre a Universidade e a AGCO traz muitas oportunidades”, finalizou o engenheiro.