Com o objetivo de consolidar a cidade como referência em inovação e modernização industrial, a prefeitura de Gravataí assinou, na última segunda-feira, 18, com três empresas o termo de aquisição de áreas para a implantação do HUB Indústria 4.0, no bairro Monet. A iniciativa prevê a geração de mais de 100 empregos qualificados em automação e inteligência artificial (IA), áreas cada vez mais demandadas atualmente.
“Inovação e tecnologia são meios para uma cidade desenvolvida, e é isso que estamos fazendo e apoiando no município. Gravataí tem se consolidado como um importante polo de desenvolvimento econômico, inovação, empreendedorismo e tecnologia”, afirma o prefeito Luiz Zaffalon.
As empresas selecionadas são a MDH Soluções em Projetos Industriais Ltda, Incocil Indústria e Comércio de Cilindros Ltda e Divimec Tecnologia Industrial Ltda. Elas foram escolhidas pela vocação para áreas estratégicas da nova economia, como robôs, automação, IA e Edtech, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para otimizar processos de aprendizagem.
A iniciativa vai ao encontro do Invest Gravataí, programa lançado pelo governo municipal que busca desburocratizar e oferecer incentivos para aqueles que desejam investir no município. Com leis de inovação modernas e incentivos fiscais atrativos, a cidade oferece um ambiente propício para as empresas inovarem e prosperarem, além de qualidade de vida para quem escolhe morar na cidade.
“Este é um passo estratégico para consolidar Gravataí como referência em inovação e modernização industrial. O HUB Indústria 4.0 vem se destacando, inclusive, pelas ações de robótica que já desenvolvemos no município, que incentivam o engajamento de jovens e empresas de tecnologia. Mais do que gerar empregos e investimentos, o projeto fortalece nosso ecossistema de inovação, apoia startups e empresas de base tecnológica e coloca nossa cidade na vanguarda da nova economia no estado e no país”, enfatiza a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Selma Fraga.
Ecossistema de Inovação e Crescimento
Com um investimento privado previsto de R$ 25 milhões, o empreendimento irá reunir seis empresas inovadoras em um espaço de mais de 20 mil m². O local contará com uma infraestrutura compartilhada de alto nível, incluindo laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, áreas de coworking, salas de reunião, auditórios, e ambientes de lazer e bem-estar para os colaboradores. O anúncio das próximas três empresas que integrarão o HUB será feito em breve.
Além de representantes das empresas, o ato solene de assinatura contou com a presença de secretários que integram o Comitê de Incentivos Fiscais e Econômicos, incluindo João Maria Campos (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Denner Gelinger (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal), Guilherme Ósio (Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos), Davi Keller (Fazenda, Planejamento e Orçamento), Gustavo Cavalheiro (Administração, Modernização e Transparência), Bruno Palaver (Desenvolvimento Urbano) e Mateus Sá (Procuradoria-Geral do Município).
Texto: Gabriel Muniz