Dois ex-policiais penais e um segurança começam a ser julgados nesta quarta-feira (27), às 9h30min, no Fórum Central de Porto Alegre, acusados pelo homicídio qualificado do também policial penal William Mansur Tadrous de Souza, morto em 2008 aos 39 anos. O caso será analisado pelo Tribunal do Júri, e a acusação será conduzida pelos promotores de Justiça Vinicius de Melo Lima e Eugênio Paes Amorim. A expectativa é de que o julgamento dure dois dias.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o crime foi motivado pela descoberta, por parte da vítima, do envolvimento dos réus em práticas ilícitas dentro do sistema prisional, além de roubos. Para silenciá-lo, os acusados teriam armado uma emboscada e executado Souza com vários disparos de arma de fogo.
O homicídio ocorreu no bairro Cristo Redentor, na Zona Norte da Capital. Ainda segundo o MPRS, os denunciados agiram para assegurar a impunidade de outros crimes, já que a vítima tinha conhecimento de atividades como corrupção, concussão, peculato e roubos premeditados. O julgamento deve reunir atenção da comunidade jurídica pela gravidade das acusações.



