A 43ª edição do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre começa nesta segunda-feira (1º) e se estende até 21 de setembro, oferecendo mais de 120 atrações culturais gratuitas no Parque Harmonia. A programação inclui shows de música, dança, poesia, além de apresentações de CTGs, declamadores, trovadores e chuleadores.
Os espetáculos ocorrerão em dois palcos principais: Jayme Caetano Braun, com estrutura 360º, e Nico Fagundes. Entre os artistas confirmados estão Tchê Barbaridade, Tchê Guri, Shana Müller, Pirisca Grecco, Nenito Sarturi e Jairo Lambari Fernandes. Também fazem parte da programação a Missa Crioula e o espetáculo Romance da Tafona, nos dias 5 e 6 de setembro.
Os shows acontecerão diariamente das 16h à meia-noite. O evento ainda contará com mais de 50 operações comerciais, Feira de Artesanato, Feira da Agricultura Familiar, ciranda escolar com mais de 15 mil crianças e uma mostra competitiva de interpretação musical para crianças e adolescentes.
Mais de 5 mil profissionais estarão envolvidos na organização e na estrutura do Acampamento, que ocupará 100 mil metros quadrados do parque. A entrada é gratuita.
O tema desta edição é “Ondas Curtas para uma História Longa – O Centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”, em homenagem ao poeta, declamador, ator e comunicador Darcy Fagundes (1924-1984), pioneiro do tradicionalismo gaúcho em rádio, televisão e cinema. A abertura oficial ocorrerá em 7 de setembro, com a chegada e o acendimento da Chama Crioula, que permanecerá guarnecida até o encerramento do evento.
O patrono da edição 2025 é Mário Barboza de Mattos, engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico, que teve papel significativo nos primórdios do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e completará 101 anos em dezembro. A canção-tema do Acampamento é “O Vaqueano do Rádio”, composta por Fernando Espindola (letra) e Lucas Mello e Thomas Facco (música), interpretada pelo grupo Alma Gaudéria.