A cidade de Santa Vitória do Palmar, no Extremo-Sul do Rio Grande do Sul, registrou fortes transtornos nesta quarta-feira (3) devido à ventania. De acordo com a Defesa Civil, um carro chegou a ser arremessado para fora da pista e parar no meio da vegetação em uma rodovia da região. O motorista, que estava sozinho no veículo, não ficou ferido. Árvores caíram e cerca de 20 postes de energia foram derrubados a 15 km do perímetro urbano, deixando aproximadamente 950 clientes sem luz.
Segundo a Eletrobras, sete torres de transmissão de energia foram danificadas e cerca de 80 profissionais foram deslocados de Rio Grande e Pelotas para atuar na reconstrução da rede. A Subestação Santa Vitória do Palmar 2 chegou a ser desligada por cerca de 13 minutos durante o temporal, mas foi reativada, cabendo à distribuidora local restabelecer gradualmente o fornecimento aos consumidores afetados, incluindo moradores de Chuí e áreas rurais.
Além da queda de postes e do apagão, também houve bloqueios em estradas da zona rural e em trechos da BR-471, que dá acesso à cidade. Apesar dos danos estruturais, não há registros de residências atingidas ou de feridos em decorrência do temporal.



