Um grave acidente marcou a manhã desta quarta-feira (3/9) em Lisboa. O Elevador da Glória, tradicional bonde turístico que liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, descarrilou e atingiu um prédio, resultando na morte de 16 pessoas e deixando dezenas de feridos.
Segundo o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, entre as vítimas fatais não há brasileiros. No entanto, o consulado-geral confirmou que um cidadão do Brasil está entre os envolvidos no acidente. Ao menos cinco pessoas seguem internadas em estado grave, enquanto 38 pessoas foram atingidas de alguma forma.
As vítimas confirmadas incluem quatro cidadãos portugueses, além de pessoas da Alemanha, Espanha, Coreia do Sul, Cabo Verde, Canadá, Itália, França, Suíça e Marrocos. A imprensa local destacou ainda que uma família alemã foi fortemente atingida: o pai morreu, a mãe permanece hospitalizada em estado grave e uma criança de três anos sofreu apenas ferimentos leves.
Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória é um dos símbolos do turismo de Lisboa e transporta cerca de 3 milhões de passageiros por ano. Uma investigação já foi aberta para apurar as causas do descarrilamento.
O acidente ocorre em um momento em que a capital portuguesa enfrenta forte alta no turismo, especialmente durante o verão, quando milhares de visitantes lotam a região histórica da cidade.

