A prefeitura de Gravataí promoveu, na quinta-feira, 4, o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Porto Alegre. Realizado em parceria com a Rede Cidade Digital, o evento reuniu representantes de diversos municípios do RS e de outros estados brasileiros para debater soluções tecnológicas e fortalecer a eficiência para a qualificação dos serviços públicos municipais. Na oportunidade, o prefeito Luiz Zaffalon recebeu o prêmio de Prefeito Inovador pelo lançamento da plataforma de gestão de atendimentos da unidade de saúde animal no município.
“Gravataí é uma cidade parceira da inovação. Acreditamos que ciência e tecnologia são meios para uma cidade desenvolvida, e é isso que estamos fazendo no município. Aqui, criamos leis específicas para a inovação, com incentivos reais para aqueles que queiram investir na área”, destacou Zaffalon.
Conforme o vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo, o município tem investido de forma permanente em ciência e tecnologia. “Estamos sempre de portas abertas para a inovação. Isso faz parte do nosso planejamento e estamos recebendo resultados importantes nessa área”, enfatizou, lembrando a chegada do Instituto de Tecnologia e Computação (Itec) no município, que terá investimento de R$ 400 milhões, financiados pela iniciativa privada, e será um importante polo econômico, social e educacional para Gravataí e região.
A programação incluiu palestras, painéis e apresentações de cases de sucesso, abordando temas como saúde, educação, arrecadação, segurança, esportes e inovação na gestão pública. Uma delas foi ministrada pela titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) de Gravataí, Selma Fraga, que abordou o tema “Inovação nas cidades na prática: onde, como e por que em Gravataí?”, destacando os avanços realizados pela pasta na área da inovação municipal, com capacitações e ações de aceleração e fomento de startups, assim como organização e participação de eventos voltados à inovação.
“Este evento evidencia aqueles municípios que estão investindo em tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida da população, como é o caso de Gravataí, que é uma cidade que vem sendo muito participativa e envolvida quando o assunto é inovação, com políticas públicas transformadoras”, complementou o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.
O fórum também representou um espaço de capacitação, troca de experiências e estímulo à construção conjunta do conhecimento entre os municípios da região. Participaram representantes de 44 municípios do Rio Grande do Sul e de cinco cidades de outros estados – Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Marechal Cândido Rondon (PR) e São José dos Campos (SP).
O evento contou com o apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de PoA (Granpal) e da Associação dos Municípios da Costa Doce (Acostadoce).
Prefeitos Inovadores
O dia também ficou marcado pela premiação de Prefeitos Inovadores, um reconhecimento para gestores que utilizam a tecnologia a favor dos munícipes, com a implementação de ações que repercutem diária e diretamente na vida da população. Para isso, foram considerados critérios como digitalização de serviços, modernização administrativa, uso estratégico de dados e implementação de soluções inovadoras no setor público.
Ao todo, 20 prefeitos receberam o mérito, com representantes das cidades de Gravataí, Novo Hamburgo, Alvorada, Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Lindolfo Collor, Santo Antônio da Patrulha, Cachoeirinha, Dois Irmãos, Caxias do Sul, São Leopoldo, Sapiranga, Igrejinha, Taquara, Charqueadas, Minas do Leão, Harmonia e Esteio.
Texto: Gabriel Muniz



