O projeto de compostagem implantado no Centro Administrativo Municipal (CAM) completou um ano de funcionamento na sexta-feira (5). A composteira do CAM já desviou mais de 200 quilos de resíduos orgânicos, tratando cerca de três quilos por dia. Estima-se que já tenha evitado a emissão de aproximadamente 160 quilos de gases de efeito estufa. O mesmo projeto foi implantado na Escola Municipal Professora Judith Macedo de Araújo, onde já foram tratados mais de 600 quilos de resíduos orgânicos.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Inovação, em parceria com a startup gaúcha Igapó. A startup é integrante do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), onde tem a sua sede administrativa, e as composteiras são produzidas em Esteio. Em novembro, participará da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém do Pará.
O projeto também inclui ações de educação ambiental com os usuários do CAM e estudantes da Escola Municipal Professora Judith Macedo de Araújo, promovendo a conscientização sobre a correta separação de resíduos. No total, os projetos da Igapó em Porto Alegre já desviaram mais de 800 quilos de resíduos orgânicos de aterros sanitários, reforçando o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a economia circular.