A Prefeitura de Porto Alegre realizou, de janeiro a julho deste ano, mais de 22,8 mil intervenções em manejo e poda preventiva de árvores em diferentes pontos da cidade. O balanço, divulgado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), mostra que foram concluídos 2.443 protocolos de poda e supressão vegetal, além da vistoria de outros 3.410 protocolos que aguardam execução. Um protocolo pode gerar mais de uma intervenção.
As ações contam com três empresas terceirizadas, que mantêm 15 equipes em campo, somando cerca de 65 colaboradores e 10 técnicos agrícolas. A Unidade de Poda e Remoção de Vegetais (UPRV) também atua com cinco engenheiros agrônomos responsáveis pela elaboração dos laudos técnicos.
Para ampliar a capacidade de atendimento, a Smsurb prevê publicar, até novembro, edital para contratação de mais duas empresas, com foco em agilizar os serviços de manejo arbóreo e podas em áreas de baixa renda.
No período, as equipes também atuaram em situações emergenciais provocadas por eventos climáticos, como temporais registrados em janeiro, fevereiro, março, maio, junho e julho. Somados, foram atendidos 564 protocolos de queda de árvores e galhos de grande porte registrados pelo sistema 156.
“O manejo adequado das nossas árvores oferece mais segurança à população de Porto Alegre. Neste ano, intensificamos as podas preventivas em praças e parques e nos atendimentos emergenciais provocados por eventos climáticos”, esclarece o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio.
Segundo ele, um dos objetivos é acelerar o atendimento de demandas em regiões de maior vulnerabilidade social por meio da contratação de novas empresas ainda este ano.
Importância da poda preventiva – A poda preventiva garante o crescimento saudável das árvores e favorece seu pleno desenvolvimento. Ao remover galhos mortos, doentes ou danificados, é possível reduzir riscos à segurança da população e contribuir para a harmonia da arborização no espaço urbano.
Além disso, evita que os ramos interfiram em construções e redes de fiação, adaptando as árvores ao ambiente urbano e assegurando tanto a compatibilização com edificações e demais infraestruturas quanto a longevidade da vegetação. Também melhora a iluminação em áreas públicas por meio do levantamento de copas.
As solicitações podem ser registradas pelo aplicativo 156+POA. Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a Smsurb lançou, em 2022, uma cartilha orientando a população sobre como solicitar o serviço.
No mês passado, a Prefeitura de Porto Alegre concluiu o manejo de árvores na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. A ação foi necessária após avaliação técnica que identificou riscos na arborização em função dos efeitos da enchente de maio de 2024. Ao todo, algumas árvores precisaram ser removidas e outras passaram por podas para garantir a segurança de quem circula pelo espaço.
Como compensação, serão plantadas 29 novas mudas de diversas espécies, entre elas paineira, corticeira-da-serra, araçá-piranga e jacarandá. A iniciativa reforça a importância do cuidado constante com a vegetação em praças e parques, essenciais para a preservação ambiental e a qualidade de vida na cidade.
Equipes próprias e terceirizadas também realizam podas em praças duas vezes por semana. Até agosto, 95 espaços públicos receberam o serviço.
Desde abril, protocolos enviados pela central de monitoramento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) passaram a gerar ações de poda preventiva em árvores próximas a semáforos e placas. Somente no primeiro semestre, foram 115 protocolos atendidos por duas equipes especializadas da Smsurb, de segunda a sexta-feira.



