A Força-Tarefa Segurança dos Alimentos realizou uma operação em Mostardas, no Litoral Norte, nesta terça-feira (9), que resultou na apreensão de 700 quilos de alimentos impróprios. A fiscalização ocorreu em cinco supermercados e uma fruteira, onde foram identificadas diversas irregularidades graves. Uma das padarias foi interditada após a constatação do uso de ingredientes vencidos e falta de condições mínimas de higiene.
Entre os problemas registrados estavam produtos sem procedência, como mel, aipim, cachaça, pizzas congeladas, frango e ovos. Também foram encontrados alimentos vencidos, incluindo sucos, embutidos e temperos, além de falhas de rotulagem e armazenamento inadequado. Em alguns estabelecimentos, os fiscais localizaram fraldas descartáveis vencidas há quase uma década, além de medicamentos e frascos de álcool cuja comercialização é proibida.
A ação foi coordenada pelo Ministério Público, por meio do GAECO, com participação da Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Brigada Militar (PATRAM) e Delegacia do Consumidor (DECON).
Com o resultado da fiscalização, os órgãos envolvidos reforçaram que o objetivo é proteger a saúde pública e evitar que produtos em condições inadequadas cheguem às mesas dos consumidores.
MPRS.



