A Polícia Civil prendeu em Porto Alegre Marcelo Freitas, de 30 anos, suspeito de assassinar a companheira Suzana Perez Valerio, de 47 anos, com 63 facadas dentro da casa do casal em Florianópolis, no dia 1º de setembro. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na quarta-feira (10), em ação conjunta entre equipes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Segundo as investigações, após o crime, o acusado teria fugido em um carro de aplicativo e descartado os celulares dele e da vítima na cidade de Tubarão (SC). Em Porto Alegre, foi localizado por agentes da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da capital gaúcha, com apoio da DPCAMI de Florianópolis.
As autoridades destacam que Freitas já acumulava um histórico de violência. Ao menos três mulheres haviam solicitado medidas protetivas contra ele. Em 2023, chegou a ser preso preventivamente por incendiar a casa e os veículos de uma ex-companheira em Balneário Camboriú, além de tê-la agredido e raspado seus cabelos com uma faca. Em abril de 2024, obteve liberdade provisória e, no mês seguinte, iniciou o relacionamento com Suzana.
Mesmo após registrar queixas e pedir proteção, a vítima continuou sendo alvo de agressões. Em setembro de 2024, de acordo com a polícia, ela teria sido amarrada, espancada e teve os cabelos raspados por Freitas. Após o assassinato, o suspeito buscou abrigo na casa de outra ex-companheira em Porto Alegre, que também relatou ter sofrido violência e ameaças.
O homem foi encaminhado ao Nugesp (Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional). Ele nega os crimes e alega que Suzana teria sido morta por agiotas.



