A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em ação conjunta com a Polícia Federal, a Interpol e autoridades bolivianas, prendeu nesta quarta-feira (10/09) um dos principais chefes de uma facção responsável por esquema de lavagem de dinheiro ligado ao narcotráfico. O homem, considerado foragido desde outubro de 2024, foi localizado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
O investigado havia obtido o benefício da prisão humanitária no ano passado e, desde então, passou a viver em território boliviano. Durante esse período, utilizava documentos falsos e levava uma rotina de luxo para dificultar sua identificação pelas forças policiais.
A prisão foi resultado de meses de trabalho da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro do Denarc, que atuou em conjunto com a Fuerza Especial de Lucha Contra el Narcotráfico (FELCN). A captura também está ligada à Operação Beatus, deflagrada em dezembro de 2024, que desarticulou um amplo esquema financeiro da facção.
Na ação anterior, foram cumpridos dezenas de mandados de busca e prisão, além da apreensão de veículos de luxo, imóveis e ativos de alto valor. O líder detido tinha três mandados de prisão preventiva em aberto, incluindo uma condenação em primeira instância.
PC.



