O levantamento realizado pela USP colocou Porto Alegre no primeiro lugar entre as capitais brasileiras no Ranking da Transparência Administrativa. A cidade conquistou 95,59% dos pontos avaliados, ficando também com a segunda posição no ranking geral.
A análise considerou 44 quesitos de transparência pública, avaliando Estados, municípios e o governo federal. Apenas cinco capitais e seis Estados ultrapassaram os 90% dos critérios. No panorama geral, o Paraná se destacou em primeiro lugar, enquanto Sergipe registrou o pior desempenho entre os Estados.
Entre os recursos disponíveis no Portal da Transparência de Porto Alegre, estão o painel de emendas parlamentares, que detalha autorias, valores e beneficiários, além de uma plataforma que acompanha o ciclo da receita municipal, desde a previsão até o recolhimento. O sistema também conta com um mapa interativo de obras em execução.
O estudo foi desenvolvido pelo Laboratório de Governo da USP, especializado em políticas públicas e governança. A avaliação incluiu, além da disponibilização de informações, pontos como design, layout e navegação intuitiva, essenciais para facilitar o acesso da população aos dados da administração.
PMPA.