Os músicos Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil participam neste domingo (21) de uma manifestação na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, contra a anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e contra a chamada PEC da Blindagem. O encontro entre os três artistas, raro nos últimos anos da MPB, terá um ato musical como forma de protesto.
A PEC da Blindagem, aprovada nesta semana na Câmara, dificulta a investigação de parlamentares ao exigir autorização do Legislativo para que deputados e senadores sejam processados. O texto também prevê a retomada da votação secreta para autorizar a abertura de processos criminais contra congressistas. Nas redes sociais, Caetano convocou artistas e sociedade civil para o ato, chamando a proposta de “PEC da Bandidagem” e pedindo uma resposta popular.
Além do protesto no Rio, manifestações semelhantes estão marcadas em várias capitais do país. Para Caetano, o ato ganha ainda mais relevância diante da tramitação acelerada do projeto de lei da anistia, após pressão de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado.



