Mais de 2 milhões de visitantes passaram pelo Acampamento Farroupilha 2025 entre os dias 1º de setembro e este domingo, 21, mantendo a mesma média do ano anterior, segundo a GAM3 Parks, concessionária do Parque Harmonia.
No sábado, 20, Dia da Revolução Farroupilha, mesmo com chuva, o parque registrou o maior público desde o início das festividades. Ao todo, mais de 350 toneladas de churrasco foram assadas, entre piquetes e operações comerciais. Também foram registradas mais de 3 mil viagens de acessibilidade, garantido acesso a todos que visitaram o parque.
”O Acampamento Farroupilha é um dos maiores eventos culturais do Brasil. Este ano, foram mais de 236 piquetes distribuídos em 100 mil metros quadrados no Parque Harmonia, recebendo milhares de visitantes por dia. É tradição, economia criativa, turismo e geração de renda. Agradeço aos piqueteiros, voluntários e visitantes que fizeram deste Acampamento um verdadeiro sucesso, mostrando a força da nossa cultura e a união dos gaúchos” – Prefeito Sebastião Melo.
Esta edição teve como tema: Ondas curtas para uma história longa – o centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa. O patrono foi o tradicionalista Rene Barbachan, um dos pioneiros do acampamento.
“As milhares de pessoas que passaram pelo Acampamento Farroupilha nestes 20 dias demonstram a grandeza deste evento, que é a maior festa da tradição gaúcha”, aponta a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso.
A Ciranda Escolar levou ao parque mais de 15 mil alunos de escolas públicas e particulares, mais de 30 toneladas de resíduos foram destinados à reciclagem, mais de R$ 5 mil de moeda própria, o Eco Pila, circularam pelos comércios do parque, e mais de 5 mil profissionais estiveram envolvidos durante todo o evento.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Fernanda Barth, observou que o Acampamento Farroupilha é o grande símbolo da cultura gaúcha, destacando que neste ano foi realizado o Turismo Farroupilha de Galpão, recebendo turistas e visitantes para experiências de imersão no tradicionalismo. “Foram mais de uma dezena de oficinas, caminhadas guiadas e espaços de integração e convivência pensados com muito carinho. O projeto foi um sucesso e já estamos ansiosos pela próxima edição.”
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), e em conjunto com a Comissão dos Festejos Farroupilhas e GAM3 Parks, é uma das realizadoras do Acampamento Farroupilha.
Nesta segunda-feira, 22, a partir das 8h, inicia-se a desmontagem dos galpões tanto de piqueteiros como de patrocinadores, que deverá ser concluída até 1° de outubro.
Texto: Tatiana Bandeira/Prefeitura de Porto Alegre