Famílias chinesas contratam strippers para atrair público a velórios
Pesquisar
Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

Famílias chinesas contratam strippers para atrair público a velórios

A prática, no entanto, vem sendo alvo de críticas e de medidas de controle por parte do governo chinês

Compartilhe esta notícia:

Em algumas regiões rurais da China, tornou-se cada vez mais comum a contratação de strippers e dançarinas exóticas para se apresentarem em funerais. A prática, relatada pelo jornal The Guardian, está ligada a uma tradição milenar segundo a qual cerimônias lotadas trazem sorte e são sinal de honra e respeito aos mortos. Por isso, famílias enlutadas recorrem ao entretenimento como forma de atrair mais pessoas para as despedidas de seus entes queridos.

Especialistas explicam que, em certos contextos culturais chineses, funerais funcionam como marcadores de classe, da mesma forma que os casamentos. Everett Zhang, professor da Universidade de Princeton, afirmou ao jornal britânico que quando o falecido é idoso e teve uma vida longa, a cerimônia costuma ganhar ares de celebração. Segundo ele, a contratação de apresentações eróticas também se popularizou em áreas rurais devido à escassez de outros eventos culturais.

A prática, no entanto, vem sendo alvo de críticas e de medidas de controle por parte do governo chinês. Em 2018, o Ministério da Cultura anunciou fiscalização em províncias rurais conhecidas por promoverem performances consideradas “obscenas e vulgares” em funerais, casamentos e feiras de templos. Mesmo assim, a tradição persiste em algumas localidades, onde é vista como forma de manter viva a memória dos mortos diante da comunidade.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.