Chica, a macaca que escapou do tráfico, vira mascote do Comando Ambiental em Porto Alegre
Pesquisar
Foto: Divulgação / Brigada Militar / Sd Wagner/PM5

Chica, a macaca que escapou do tráfico, vira mascote do Comando Ambiental em Porto Alegre

Após resgate, primata virou mascote do batalhão ambiental e alerta sobre os riscos da exploração da fauna.

Compartilhe esta notícia:

A história da macaquinha Chica é um retrato do combate ao tráfico de animais silvestres no Brasil. O animal, da espécie macaco-prego, foi resgatado pela Brigada Militar em Porto Alegre depois de uma denúncia que apontava a venda ilegal feita pelo WhatsApp. Durante a ação, o suspeito foi detido, e a fêmea, retirada do cativeiro.

Conforme o Comando Ambiental, a prática criminosa representa um grave problema: para cada dez animais capturados na natureza, apenas um sobrevive ao processo de transporte. A situação provoca uma perda irreparável para a biodiversidade.

Por estar acostumada ao contato humano, Chica não pode ser devolvida à vida selvagem. Assim, foi construída uma estrutura especial no batalhão, onde recebe cuidados e condições adequadas para viver com dignidade.

Agora como mascote oficial, a macaca desempenha também um papel educativo, ajudando a conscientizar a população sobre os impactos da retirada de espécies de seu habitat natural e reforçando a importância da preservação da fauna silvestre.

Brigada Militar.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.