As intervenções no corredor humanitário do Centro de Porto Alegre, criado de forma emergencial durante a enchente histórica que atingiu a capital, estão em fase avançada e já somam 70% de execução. A prefeitura informou que a obra, orçada em R$ 1,4 milhão e conduzida pela empresa Sultepa, deve ser concluída até dezembro.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, os próximos passos incluem a pavimentação de aproximadamente 400 metros, com correções no nível e na inclinação da pista para facilitar o escoamento da água e aumentar a segurança dos motoristas.
Alguns pontos já apresentam mudanças visíveis. Na ligação entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua da Conceição, foram finalizadas as adaptações de curvas e meios-fios, que também receberão nova pavimentação e sinalização. Na área próxima à rodoviária, pela avenida Castello Branco, seguem a instalação das barreiras New Jersey e os trabalhos de drenagem. Já o acesso pela rua da Conceição passa por consolidação de estruturas em concreto e ferro, enquanto os taludes já foram recuperados.
“A transformação do corredor em uma via definitiva mostra o empenho em deixar para a cidade uma infraestrutura mais resistente e preparada para situações extremas”, destacou Flores.
Durante esta semana, haverá bloqueios parciais no sentido Centro-bairro da rua da Conceição para execução de serviços de fresagem e pavimentação.