Homicídio vicário pode virar crime específico no Código Penal
Pesquisar
Foto: Imagem meramente Ilustrativa / Freepik

Homicídio vicário pode virar crime específico no Código Penal

Proposta aprovada em comissão da Câmara prevê punições de até 40 anos para quem matar filhos ou descendentes com objetivo de ferir emocionalmente a mãe.

Compartilhe esta notícia:

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que inclui no Código Penal a tipificação do chamado homicídio vicário. Esse crime é caracterizado quando alguém mata filho, enteado, tutelado ou outro descendente para causar sofrimento, controle ou punição à mãe da vítima.

De acordo com o texto, a pena prevista será de 20 a 40 anos de reclusão, podendo ser aumentada em situações específicas. Entre elas estão os casos em que o crime acontece diante da mulher, quando a vítima é criança ou adolescente com menos de 14 anos, ou ainda se o autor descumprir uma medida protetiva da Lei Maria da Penha.

A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), destacou que a proposta traz equilíbrio com o feminicídio, já que ambos representam formas extremas de violência contra a mulher. O Projeto de Lei 2767/25 é de autoria dos deputados Maria do Rosário (PT-RS), Denise Pessôa (PT-RS) e Franciane Bayer (Republicanos-RS).

Agora, o texto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça. Caso seja aprovado, ainda precisará passar pelo Senado Federal antes de se tornar lei.

Agência Câmara de Notícias.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.