Com o objetivo acompanhar os resultados da iniciativa de inovação aberta Procempa, Gravataí esteve representada por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) no Demoday do Open Lab Procempa na segunda-feira, 29. A participação reforça o papel estratégico que Gravataí tem assumido no contexto metropolitano de inovação, mostrando disposição em aprender com experiências bem-sucedidas e adaptar práticas que façam sentido para os desafios locais da cidade.
Durante o evento, foram apresentadas pelas startups, pela equipe Procempa e Prefeitura de Porto Alegre soluções cocriadas para dois grandes desafios públicos da
cidade de Porto Alegre: O Desafio da Saúde, com foco na otimização do agendamento de exames no Complexo Regulador; e o ConectaPOA, voltado à Smart City.
“A inovação aberta é um caminho essencial para acelerar transformações no setor público. Quando o governo se abre para dialogar com startups, universidades, empresas e a sociedade, criamos um ambiente mais dinâmico, eficiente e conectado às reais necessidades da população. Em Gravataí, estamos fortalecendo essa visão, queremos que a cidade seja um território onde as boas ideias encontram espaço para crescer em rede, com impacto e propósito”, destacou a secretária da Smict, Selma Fraga.
As propostas envolveram o uso de inteligência artificial e internet das coisas (IoT) para
transformar a experiência do cidadão e tornar a gestão mais eficiente e responsiva.A cidade de Gravataí foi representada no evento, pelos servidores da Smict Paula Tarrasconi e Robson Andrei, que acompanharam as apresentações e buscaram identificação e inspiração para projetos de inovação aberta e living lab para a cidade de Gravataí.
Texto: Prefeitura de Gravataí