Aplicativo do Clínicas evita deslocamentos de pacientes com problemas pulmonares
Pesquisar
Foto: Imagem Ilustrativa / Divulgação / HCPA

Aplicativo do Clínicas evita deslocamentos de pacientes com problemas pulmonares

Projeto piloto realiza consultas on-line com candidatos a transplante

Compartilhe esta notícia:

De um lado da tela, Daniele, Cleuciney e Mariêta. Do outro, médicos do Serviço de Pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Três consultas foram realizadas em setembro com pacientes de fora do Rio Grande do Sul, candidatos a um transplante de pulmão, foram feitas on-line, por meio do aplicativo Meu Clínicas. O projeto piloto foi proposto pelo HCPA para a Secretaria da Saúde do estado , com o objetivo de evitar gastos com o deslocamento e riscos à saúde dos pacientes nessa etapa inicial. É a primeira vez que o aplicativo, desenvolvido pelo HCPA, é usado para avaliar a necessidade e a viabilidade de realização do transplante.

Somadas, as distâncias entre as cidades que os pacientes vivem – os dois primeiros em Manaus (AM) e a última em Timbó do Sul (SC) – chegam a quase 19 mil quilômetros, ida e volta. Os longos percursos às vezes impedem alguns pacientes de comparecerem às consultas. Outros, com a saúde fragilizada, são representados pelos familiares, para evitar o agravamento do quadro por causa dos deslocamentos. Segundo a assessora adjunta da Diretoria Administrativa do HCPA, Caroline Zianni Dalla Pozza, o Meu Clínicas reduz essas dificuldades e aumenta a segurança do paciente. “Já temos a ferramenta e a expertise para esse tipo de atendimento”, afirma. “A consulta on-line diminui as barreiras geográficas e financeiras, e promove a eficiência do Sistema Único de Saúde. É uma inovação que queremos proporcionar aos usuários” completa, citando ainda o benefício ambiental com a redução de viagens.

A aposentada Daniele dos Santos, de 46 anos, foi uma das atendidas. A consulta serviu para que os médicos conhecessem o quadro de saúde e solicitassem exames. “É bem melhor do que ter que ir a Porto Alegre. Estava preocupada com essa logística”, conta ela. Já o autônomo Cleuciney Souza da Costa, também de Manaus, também ficou satisfeito. “A consulta tirou todas as minhas dúvidas”, disse ele, que possui fibrose pulmonar. Ao fim da consulta, o pneumologista Fábio Svartman já solicitou os exames, que ficaram marcados para novembro.

Cem transplantes – entre janeiro e agosto de 2025 foram feitos oito transplantes de pulmão no HCPA. A cirurgia complexa é realizada em apenas sete hospitais do país. Desde que se iniciaram os procedimentos, em 2009, já foram realizados 97 procedimentos semelhantes.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.