Com o Programa de Adoção de Espaços Públicos, a prefeitura de Gravataí permite que entidades da sociedade civil, ONGs, associações comunitárias e empresas privadas adotem áreas municipais para ações de conservação, limpeza e manutenção. Atualmente, 26 equipamentos públicos já estão adotados, entre rótulas, canteiros de praças, canteiros centrais de avenidas e o Skate Park.
Para o prefeito Luiz Zaffalon, o programa fortalece o pertencimento e garante que os equipamentos públicos adotados recebam uma atenção contínua. “Cuidar do bem comum é fortalecer a convivência, pois quando a comunidade participa a cidade fica mais acolhedora e sustentável”, afirma.
Conforme o secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Laone Pinedo, a adoção não gera direito de exploração comercial dos locais, sendo permitida apenas a veiculação de publicidade institucional da parte adotante. “A zeladoria de nossos espaços compartilhados é importantíssima para a segurança, mobilidade e bem-estar. Essas adoções nos ajudam a manter a cidade limpa e funcional, somando esforços públicos e privados com responsabilidade e transparência”, complementa.
Como participar:
• Quem pode aderir: entidades da sociedade civil, ONGs, entidades comunitárias e empresas privadas.
• O que envolve: conservação dos equipamentos, limpeza e manutenção do local adotado.
• Regras: sem exploração comercial; publicidade do adotante autorizada apenas nos termos do programa.
Interessados devem apresentar proposta à Seinfra, indicando a área pública de interesse. Propostas podem ser encaminhadas à Seinfra. Para mais informações, o cidadão pode acessar o link https://gravatai.atende.net/cidadao/pagina/programa-de-adocao-de-pracas.
Texto: Moisés Pacheco/Prefeitura de Gravataí