Um incêndio em um ônibus de excursão mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar no Centro Histórico de Porto Alegre por volta das 16h desta sexta-feira (3). O veículo transportava 57 estudantes com idades entre 15 e 17 anos, dois professores e o motorista, todos vindos de Vacaria, na Serra, em uma visita escolar ao Palácio Piratini.
Segundo o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Hermes Völker, o incidente começou quando o ônibus bateu nos fios de alta tensão da via na descida da Rua Espírito Santo. O motorista parou o veículo, acionou o freio de mão e desceu para verificar o ocorrido. Nesse momento, o ônibus começou a descer desgovernado, colidindo com cerca de 10 veículos e atingindo um prédio, onde se iniciou o incêndio.
Apesar do susto, todas as pessoas que estavam dentro do ônibus conseguiram evacuar o veículo a tempo. Não houve ferimentos graves; apenas alguns adolescentes, os professores e o motorista inalaram fumaça.
O veículo parou entre as ruas Demétrio Ribeiro e Fernando Machado, e os estudantes foram encaminhados à sede da ACM, na Washington Luiz, para receber atendimento. O motorista passa bem, e o Corpo de Bombeiros permanece no local controlando o incêndio e garantindo a segurança da área.