41ª Feira do Livro de Caxias do Sul contabiliza mais de 19 mil livros vendidos – Notícias
Pesquisar
Foto: Tatieli Sperry/Prefeitura de Caxias do Sul

41ª Feira do Livro de Caxias do Sul contabiliza mais de 19 mil livros vendidos

Evento contou com público estimado de 79.377 pessoas

Compartilhe esta notícia:

O tempo bom e as altas temperaturas do fim de semana tornaram um sucesso o segundo fim de semana da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Com o público circulando pela Praça Dante e outros espaços onde ocorreram atividades, a organização festejou os números acumulados desde o início do evento, na semana passada. Até este domingo, foram vendidos 19.2130 livros, com um público estimado de 79.377 pessoas.

O movimento começou já na sexta-feira, com a Maratona de Contação de Histórias que movimentou o Teatro Pedro Parenti e a Praça Dante. Np sábado, entre os bate-papos, sessões de autógrafos e mesas de conversas, teve atração para todos os públicos. Quem buscou lazer cultural teve o Palco Principal com três atrações de dança: a escola Carla Barcellos, o Dora Ballet e a apresentação da Escola Preparatória de Dança de Caxias do Sul. No meio da tarde, o suspense trouxe dois experts para a conversa mediada pelo escritor Dinarte Albuquerque Filho. Os escritores Tailor Diniz e Samir Machado de Machado falaram sobre como este gênero influencia as suas escritas e encontra eco no público há muito tempo. Nas atrações musicais, o Coro Municipal cantando Beatles foi muito aplaudido.

Outra conversa, que foi seguida de sessão de autógrafos, foi sobre a história da Feira do Livro de Caxias, tema da obra “Sob o olhar de Dante – 40 anos de Feira do Livro”. Depois do lançamento na Feira, o livro será distribuído gratuitamente a partir da Biblioteca Pública. Serão priorizadas as escolas municipais e demais bibliotecas atendidas pelo município. Após contempladas essas instituições, o público em geral pode solicitar o seu exemplar, limitado a um por pessoa. A ideia é que a partir de quarta-feira, uma vez atendidas as escolas e bibliotecas, o público já possa solicitar seu exemplar.

No domingo, o Slam de Ilustração instigou a imaginação e o traço do Amigo do Livro, Ernani Carraro, da dupla de artistas Gio e Doug, do artista plástico Rafael Dambros e do também ilustrador e quadrinista Wagner Carsten. Ao final da atividade, o painel multicolorido deixou o Palco Principal ainda mais bonito. Foi ali que, em seguida, ocorreu o bate-papo “Veríssimo, o Silêncio Loquaz”, reunindo T. S. Marcon, Rubem Penz, Rafael Iotti e Juliana Bevilaqua. Homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo, morto em agosto e que foi patrono da Feira em 1998, a conversa contou ainda com momentos de jazz, com sax e bateria ao vivo.

No final da tarde de domingo, enquanto a Blues Jazzmine de Fran Duarte, Débora de Oliveira e Karina Comin fazia um som no Palco Principal e a Cia Municipal de Dança apresentava no Teatro Pedro Parenti, um fragmento da obra “Uno Duo”, o Patrono da Feira Pedro Guerra e um grupo de jovens escritores reuniram muita gente na Galeria Gerd Bornheim para conversar sobre “Primeiras Páginas: do rascunho ao livro publicado”. Sinal de que que há novas gerações de autores para novas gerações de leitores.

A realização da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul é da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA, com financiamento do PRO-CULTURA – Sedac – RS, e patrocínio de Supermercados Andreazza e Sorvetes Urca. O Patrocínio Institucional é da Fundação Marcopolo, Unimed Serra Gaúcha, Sicredi Pioneira, Randoncorp e Racon Consórcios. O Apoio Cultural é da Infront, Visate, Villagio Caxias e Instituto Elisabetha Randon. A rádio oficial é a UCS FM e conta com a parceria de Desalinha Design UCS e SESC Caxias do Sul.

Texto: Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.