Ligação telefônica entre Lula e Trump durou 30 minutos e segundo o americano foi "muito boa"
Pesquisar
Foto: imagem meramente ilustrativa / Divulgação

Ligação telefônica entre Lula e Trump durou 30 minutos e segundo o americano foi “muito boa”

O diálogo ocorreu por iniciativa de Trump, e ambos os presidentes trocaram números de telefone para manter comunicação direta.

Compartilhe esta notícia:

Em uma ligação nesta segunda-feira (6), o presidente Donald Trump expressou satisfação com o diálogo mantido com Luiz Inácio Lula da Silva, destacando que Brasil e EUA poderão avançar juntos em temas econômicos. A conversa, realizada por videoconferência, teve duração de cerca de 30 minutos e enfatizou comércio e relações bilaterais.

Durante o contato, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% que incide sobre produtos brasileiros, apontando que o Brasil está entre os poucos países do G20 com superávit comercial frente aos Estados Unidos. O Planalto destacou o tom amistoso da reunião, lembrando a química observada no encontro entre os líderes durante a ONU.

O diálogo ocorreu por iniciativa de Trump, e ambos os presidentes trocaram números de telefone para manter comunicação direta. Lula afirmou que o contato abre caminho para fortalecer as relações de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente.

Trump indicou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Ambos planejam encontros presenciais, incluindo a Cúpula da Asean, na Malásia, e a COP30, que será realizada em Belém, com Lula também se disponibilizando a visitar os Estados Unidos.

Agência Brasil.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.