Com o setor imobiliário em ascensão constante, o município de Gravataí se destaca com a 4ª maior arrecadação em Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no estado. Com 40 a 50 transmissões efetuadas por dia pela Secretaria Municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento (SMFPO), o município está atrás apenas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Gramado, com média de arrecadação mensal de R$3,5 milhões.
O ITBI deve ser pago pelo adquirente para registrar transmissão ou cessão de bens imóveis na matrícula do Registro de Imóveis. O serviço pode ser calculado de forma on-line, pelo site da Prefeitura ou e-mail, e pelo telefone. Basta acessar o link https://gravatai.atende.net/cidadao/pagina/itbi para solicitar a emissão da guia do imposto, simular cálculos, além de pedir recursos de 1ª e 2ª instância caso não haja concordância sobre o valor. As solicitações podem ser feitas por qualquer cidadão ou órgãos como cartórios.
A eficiência e agilidade no cálculo e emissões de guias são frutos da união da SMFPO com o setor especial chamado de Grupo de Trabalho Multifinalitário (GTM), criado especialmente para atender a alta demanda. A equipe, composta por três profissionais entre auditores e auxiliares, é responsável por fazer vistorias, laudos e avaliações para o ITBI, que é composto por cinco profissionais.
De acordo com os dados levantados pelo GTM, Gravataí está se destacando por conta da localização estratégica e grande polo industrial existente no município. “Desde as enchentes, os cidadãos perceberam o quanto Gravataí é privilegiada pela localização e segurança, sendo considerada um dos municípios menos prejudicados com as chuvas”, explica a diretora de tributos imobiliários, Glória Mattos.
Plataforma Invest
Para divulgar todas as potencialidades do município, incluindo as arrecadações, investimentos e demais resultados em números, Gravataí conta com uma plataforma exclusiva. Basta acessar https://investgravatai.com.br/ para conferir os dados disponíveis e fazer contato diretamente com o prefeito da cidade para saber ainda mais sobre como investir em uma das principais cidades do estado.
Texto: Eduarda Luzia/Prefeitura de Gravataí