Arquitetos, engenheiros, estagiários, técnicos em edificações, corretores, empreendedores e profissionais da área participaram, nesta quarta-feira, 8, do 2º workshop do ciclo de Desenvolvimento Urbano, promovido pela prefeitura de Gravataí. Com mais de 100 pessoas presentes, o encontro abordou temas voltados à desburocratização e otimização dos processos de licenciamento e recebimento de obras de parcelamento do solo urbano.
“Gravataí tem sido um polo de desenvolvimento em todas as áreas, sendo destaque pela eficiência, localização geográfica e infraestrutura. Na área imobiliária, ainda mais. Então é fundamental que tenhamos planejamento para atender a toda essa demanda”, destacou o prefeito em exercício de Gravataí, Dr. Levi Melo.
O encontro foi organizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDUR) e de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC), coordenado pela Escola de Governo. O objetivo da ação foi proporcionar um espaço de diálogo e cooperação entre poder público e iniciativa privada, abordando desde o esclarecimento de dúvidas sobre legislação e trâmites até a construção de soluções conjuntas que tornem os procedimentos mais ágeis e eficientes.
“Nossos encontros fortalecem a troca de conhecimentos e a construção de soluções conjuntas que tornem os procedimentos mais ágeis e eficientes. Tivemos uma experiência muito boa no primeiro encontro, então é nosso intuito continuar ajudando Gravataí a ser uma cidade cada vez mais desenvolvida”, enfatizou o titular da SMDUR, Bruno Palaver. A expectativa é realizar encontros mensais, de forma a aproximar representantes da área pública e da área privada.
Durante o workshop, profissionais técnicos da SMDUR apresentaram os serviços disponíveis pela prefeitura no que se refere ao parcelamento do solo urbano, como loteamentos, desmembramentos, fracionamentos e condomínio de terrenos. Além disso, mostraram as leis que regem esses processos e projetos e como acessá-los diretamente no site da prefeitura. Também houve espaço para esclarecimento de dúvidas dos presentes.
Também participaram do workshop o vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), Fausto Steffen, e o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (Crea/RS), Donário Braga Neto.
Texto: Gabriel Muniz