Focando na recuperação parcial da malha viária em trechos estratégicos de Gravataí, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), realizou nesta quarta-feira, 8, a aplicação de Concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). A ação faz parte da Operação Tapa-Buracos que percorre vias da cidade integrando o cronograma de manutenção do município.
As equipes de trabalho atuaram nas avenidas Marechal Rondon, na divisa com Cachoeirinha, Alexandrino de Alencar, principal acesso ao bairro Morada do Vale I, e em trechos da avenida Dorival Cândido de Oliveira, principal via municipal. As rotas concentram grande fluxo de veículos e abrigam diversas linhas de ônibus.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Laone Pinedo, a zeladoria contínua das vias é fundamental para a segurança de motoristas e pedestres. “O CBUQ garante maior durabilidade no reparo do asfalto melhorando a resistência ao desgaste diário e às variações climáticas, além de prolongar a vida útil do pavimento asfáltico, trazendo também mais segurança para quem trafega nos locais”.
Já Flávio Ribeiro, secretário de Mobilidade Urbana acredita que essas ações impactam positivamente na melhoria da mobilidade urbana, pois vias conservadas significam menos sinistros além de colaborar para a regularidades nos horários e maior segurança para aqueles que dependem de ônibus e de transporte escolar. “São vias com alta densidade de tráfego inclusive de veículos pesados, o que requer uma zeladoria continua da malha viária”.
A Prefeitura de Gravataí informa que a Operação Tapa Buracos seguirá de forma contínua, respeitando o cronograma definido por técnicos da Seinfra e as condições climáticas favoráveis e orienta motoristas a redobrarem a atenção nos locais em manutenção.
Texto: Moisés Pacheco