Em entrevista ao programa Raio X desta quinta-feira (9), no Porto Alegre 24 Horas TV, o presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Marcelo Matias, falou a respeito da violência que muitas médicas jovens sofrem durante o trabalho. Ele ainda aponta que um médico homem e mais velho dificilmente enfrenta o mesmo tipo de problema, além de que grande parte dessa hostilidade parte de outras mulheres.
— É inaceitável o fato de que é mais seguro para um médico homem e velho trabalhar do que para uma mulher jovem que está no auge de sua capacidade de produção — diz.
Ainda durante a entrevista, o presidente teceu fortes críticas aos parlamentares que gravam os interiores das unidades de saúde para sensacionalizar nas redes sociais. Ele ainda afirma que existe uma “epidemia de vereadores tiktokers”. Contudo, ele destaca que as fiscalizações precisam ser feitas, mas de forma correta. Matias ainda destacou a queda da qualidade das faculdades de medicina nos últimos anos. Ele aponta que tudo começou em 2013, com a criação do programa Mais Médicos, que criou facilidades para a criação dos cursos, mas sem se atentar às questões envolvendo a qualidade de tais formações.
Veja a entrevista completa no YouTube.