Um ciclone extratropical deve se formar no início da próxima semana e provocar chuva volumosa, temporais e ventos intensos no Rio Grande do Sul, segundo previsão da MetSul Meteorologia. O fenômeno também deve impactar os demais estados do Sul, além de regiões do Centro-Oeste e Sudeste do país.
As primeiras instabilidades podem ocorrer ainda no fim do sábado (11), mas o domingo (12) será o dia mais crítico, com chuva forte a intensa, queda de granizo e vendavais isolados, com potencial para causar destelhamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica.
Na segunda-feira (13), o ciclone estará mais maduro e atuando sobre o oceano Atlântico, afastando-se do continente. Mesmo assim, a circulação de ventos deve manter o tempo muito ventoso no Estado, com rajadas entre 40 km/h e 70 km/h, podendo chegar a 90 km/h em áreas do Sul e do Leste gaúcho.
A tendência é de que o vento perca força a partir da noite de segunda-feira, e o tempo volte a firmar na terça (14), embora ainda possam ocorrer chuvas isoladas.
O domingo deve concentrar o maior risco de tempo severo, com possibilidade de tempestades localizadas de grande intensidade. O fenômeno pode causar transtornos nas estradas, alagamentos e interrupções temporárias no fornecimento de energia elétrica.