A Prefeitura de Porto Alegre completa 90 dias de ações integradas no Loteamento Santa Terezinha, no 4º Distrito, com avanços significativos em diversas áreas. Desde julho, quando foi realizada a primeira grande operação no território em parceria com as forças de segurança do Estado, o bairro passou a contar com atendimentos permanentes, melhorias de infraestrutura e reforço na zeladoria urbana.
“A presença constante da prefeitura e das forças de segurança devolveu à comunidade a sensação de pertencimento. O trabalho conjunto das equipes tem transformado a região e criado novas oportunidades para os moradores”, destaca o secretário-geral de Governo, André Coronel.
Posto avançado – Em agosto, a prefeitura instalou um posto avançado de serviços em um contêiner adaptado, com programação semanal coordenada pela Secretaria Municipal Geral de Governo (SMGG), voltada à saúde, assistência social, cidadania, emprego e empreendedorismo. Desde então, já foram realizados 1.127 atendimentos (até o dia 8 de outubro).
Na área da saúde, foram quase 400 procedimentos, incluindo consultas médicas e de enfermagem, vacinação e dispensação de medicamentos. A Causa Animal também teve destaque, com 342 atendimentos, entre castrações, vacinações e cuidados veterinários.
A Assistência Social registrou mais de 130 atendimentos do CadÚnico e no Serviço de Atendimento à Família (SAF), além de outros 158 somente no mês de setembro. Na área de emprego e qualificação profissional, o Sine Municipal encaminhou 56 pessoas para vagas de trabalho.
“Quando a gente chegou aqui não tinha nada. Agora, essa atenção que estão dando para a comunidade, está ajudando todo mundo. A gente é muito bem atendido, e até para cirurgia minha vizinha já foi encaminhada”, afirmou Iracema Dutra, moradora do loteamento há mais de 20 anos.
Recicladores – A prefeitura está na fase final de definição da entidade que fará a gestão da unidade de catadores autônomos. Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) coordenará uma reunião para definir o cronograma de atividades e o espaço de funcionamento no entorno do Loteamento Santa Terezinha.
Zeladoria e infraestrutura – As ações de zeladoria urbana também foram intensificadas, com a remoção de mais de 180 toneladas de entulho, limpeza e desobstrução de bueiros, pintura de meio-fio, plantio de três mil mudas e a instalação de nova iluminação em LED.
No mês passado, a praça central foi entregue revitalizada à população. Os brinquedos do playground receberam manutenção e pintura, assim como os bancos. Também foram colocadas novas lixeiras, camada de saibro e o muro no entorno do espaço foi limpo. A praça irá receber uma academia ao ar livre até o final do ano. A estrutura de concreto já foi colocada e a compra dos equipamentos está em fase de licitação.
Além disso, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) mantém uma média de duas toneladas de resíduos recolhidos por dia, e o serviço 156 já realizou cerca de 80 atendimentos na região com registro de protocolos.
Segurança – As mobilizações no Santa Terezinha começaram em 11 de julho, com uma operação integrada da Brigada Militar, Guarda Civil Metropolitana e diversas secretarias, que resultou no fortalecimento da segurança e do ordenamento territorial.
Desde então, a Guarda mantém efetivo permanente na região, garantindo presença constante e apoio aos demais serviços.