O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza nesta quinta-feira (16) uma manutenção nos transformadores das Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) do Sistema de Abastecimento Belém Novo, localizado na Zona Sul de Porto Alegre. A intervenção exige a parada temporária da Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo e faz parte dos preparativos para o aumento do consumo durante o verão.
Os trabalhos começam às 8h e vão provocar interrupção no fornecimento de água para os seguintes bairros:
- Aberta dos Morros
- Agronomia
- Belém Novo
- Belém Velho
- Boa Vista do Sul
- Campo Novo
- Cascata
- Chapéu do Sol
- Extrema
- Hípica
- Ipanema
- Lageado
- Lami
- Lomba do Pinheiro
- Pitinga
- Ponta Grossa
- Restinga
- São Caetano
- Vila Nova
A manutenção envolve ajustes nos transformadores para corrigir desníveis de tensão na rede elétrica, garantindo maior estabilidade ao sistema de abastecimento.
A conclusão do serviço está prevista para o final da tarde, com retomada gradual do abastecimento ao longo da noite. Em pontos mais altos ou distantes da rede, o retorno da água pode demorar um pouco mais. O Dmae informa que atualizações sobre o andamento dos trabalhos serão divulgadas em tempo real nas redes sociais oficiais do órgão (X, Instagram e Facebook).
Qualidade da água
Após paradas prolongadas, a água pode apresentar alteração temporária de cor ou gosto, causada pelo arraste de micropartículas nas tubulações. O Dmae reforça que o fenômeno não representa risco à saúde.
Caso a situação persista, os moradores podem solicitar a lavagem da rede ou do ramal domiciliar pelo telefone 156.