Após discursar no Parlamento de Israel, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou neste domingo (12) a Sharm el-Sheikh, no Egito, onde participa da “Cúpula da Paz” ao lado de mais de 20 líderes mundiais. O evento, marcado para esta segunda-feira (13), culminará com a assinatura de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, após semanas de negociações.
Trump desembarcou no país a bordo do avião presidencial Air Force One, escoltado por caças egípcios. De acordo com a presidência do Egito, a cúpula tem como objetivo encerrar a guerra em Gaza, reforçar os esforços por estabilidade no Oriente Médio e inaugurar uma nova fase de segurança regional. Trump e o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, são os anfitriões do encontro.
Entre os participantes estão os presidentes da Turquia, França, Palestina, Indonésia, Azerbaijão, além de líderes do Catar, Bahrein, Jordânia e da administração greco-cipriota. A reunião contará ainda com representantes da ONU e assessores do governo Trump que atuaram diretamente nas negociações de cessar-fogo e libertação de reféns.
O encontro ocorre no momento em que o acordo de paz começa a ser implementado. O Hamas libertou 20 reféns israelenses, enquanto Israel liberou mais de 2 mil prisioneiros palestinos, incluindo alguns condenados à prisão perpétua. Trump declarou que “o impossível foi feito” e destacou que a reconstrução de Gaza contará com subsídios de países do Oriente Médio.