Entenda a ação que pode dar o tetracampeonato brasileiro ao Internacional
Pesquisar
Foto: Ricardo Duarte/Divulgação/Inter

Entenda a ação que pode dar o tetracampeonato brasileiro ao Internacional

O ex-presidente do clube, Fernando Carvalho, revelou detalhes da ação em um programa de rádio nesta segunda-feira (13)

Compartilhe esta notícia:

O ex-presidente Fernando Carvalho revelou, nesta segunda-feira (13), no programa Bola nas Costas, da Rádio Atlântida, que o Internacional prepara uma ação administrativa junto à CBF para ser reconhecido como campeão brasileiro de 2005.

A iniciativa surgiu após o ex-dirigente assistir ao documentário Máfia do Apito, do SporTV, no qual o ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho admite ter mudado o campeão com suas manipulações. Segundo Carvalho, o pedido não envolverá a Justiça e não busca retirar o título do Corinthians, campeão oficial daquele ano.

O movimento ganhou força com um pedido do conselheiro Leonardo Aquino ao Conselho Deliberativo e o apoio do departamento jurídico, liderado por Daniel Cravo de Souza, que uniu diferentes correntes políticas do clube.

Carvalho também mencionou um áudio da Polícia Federal em que Alberto Dualib, então presidente do Corinthians, reconhece que, sem a anulação dos 11 jogos manipulados, o Inter seria o campeão “de fato e de direito”. Apesar disso, o ex-presidente colorado afirma que essas declarações e o pênalti em Tinga não fazem parte do processo atual.

Ele lembrou que, à época, o Inter defendia que as partidas só poderiam ser anuladas com prova de interferência direta, o que não foi comprovado. “A comissão que analisava o caso foi desfeita antes de concluir o trabalho”, disse.

A nova investida também se apoia em referências de outros esportes e ligas internacionais, nas quais os resultados de campo são mantidos mesmo diante de irregularidades, como no caso do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima na Olimpíada de 2004.

O clube aposta ainda no novo momento da CBF, sob comando de Samir Xaud, que tem promovido revisões históricas — como o reconhecimento do Atlético-MG campeão de 1937 e dos títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Em 2005, o Inter chegou a obter uma liminar que impedia o título do Corinthians, mas acabou pressionado pela CBF a recuar, sob risco de punição. Caso tenha sucesso agora, o clube gaúcho será reconhecido tetracampeão brasileiro.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.