Cinco jovens gaúchos embarcarão para intercâmbio na Espanha pelo programa Partiu Futuro Reconstrução
Pesquisar
Foto: Freepik

Cinco jovens gaúchos embarcarão para intercâmbio na Espanha pelo programa Partiu Futuro Reconstrução

O objetivo é fortalecer o processo de desenvolvimento de novas lideranças jovens e conhecer a experiência espanhola de reconstrução social e climática

Compartilhe esta notícia:

O vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, vão realizar uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (15), às 9h30, na Sala da Procergs, para divulgar detalhes e apresentar os cinco jovens do “Partiu Futuro Reconstrução”, que participarão de uma missão internacional para a Espanha. Foram selecionados três de Porto Alegre e dois de Canoas, com base em critérios como desempenho escolar e participação no programa.

O objetivo é fortalecer o processo de desenvolvimento de novas lideranças jovens e conhecer a experiência espanhola de reconstrução social e climática. O intercâmbio é parte do projeto pedagógico, consolidando os conhecimentos construídos em sala de aula e nas experiências práticas.

Os aprendizes farão um intercâmbio para Barcelona e Valência, de 20 a 28 de outubro de 2025, representando a juventude do Rio Grande do Sul e compartilhando as experiências de enfrentamento das enchentes que atingiram o estado no ano passado. Os selecionados são Evelin Staczak de Oliveira, Lukas Scheibler Kalkman e Nyara Victoria Prudencio Romero, de Porto Alegre, e Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de Canoas.

​O Partiu Futuro é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demà Aprendiz. Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados e atividades serão custeadas pela instituição. A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.

Destinado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.