O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Integração passará para tipo III, com atendimento 24 horas por dia, inclusive em feriados, e com a disponibilização de leitos. É um serviço do SUS voltado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. O edital de licitação foi lançado nesta segunda-feira (13/10) no Diário Oficial do Município, e a previsão é de que até 30 de outubro sejam abertas as propostas. O Ministério da Saúde deve garantir recursos na ordem de R$ 2.571.000,00 e haverá contrapartida do Município. O valor total da licitação é de R$ 4 milhões. A nova estrutura estará localizada no bairro Sagrada Família.
Caxias do Sul já conta com cinco CAPS, sendo dois do tipo II já implantados, o primeiro aberto no ano de 2004 e o outro em 2022, que funcionam das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Oferecem atendimentos diários a adultos e incluem atividades como atendimento individual e em grupo, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, apoio a familiares e atividades comunitárias.
“A qualificação de um dos CAPS tipo II para tipo III amplia a oferta de cuidados na Rede de Atenção Psicossocial, potencializando o cuidado daqueles que necessitam de atenção contínua, atendendo de forma mais qualificada as situações de crise, possibilitando evitar novas internações psiquiátricas ao contar com cinco leitos do acolhimento noturno”, destaca a diretora da Rede de Atenção Psicossocial, Marina Guerra.
A diretora acrescenta:
“Como percebe-se um adoecimento da população em geral e consequente aumento da demanda em saúde mental, o novo CAPS III possibilitará a ampliação do cuidado à comunidade caxiense. Então, temos pressa para que esse projeto saia do papel o quanto antes e mais um serviço de saúde mental se torne realidade.”
O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, destaca que será mais um espaço reformulado e voltado para atenção psicossocial da população em vulnerabilidade, atendendo a integralidade das pessoas.
“Apenas no Brasil, a saúde mental abrange a 3% da população em geral, então, esse espaço remodelado vai fortalecer o vínculo entre a saúde das pessoas que irão usar esse serviço. Vamos nos empenhar para esse projeto sair logo do papel para se transformar em realidade”, disse Bueno.
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul