A Prefeitura de Porto Alegre realizou na tarde desta quarta-feira (15) um encontro para apresentar e esclarecer detalhes do projeto de parceria público-privada (PPP) Escola Bem-Cuidada, voltado à construção, reforma e manutenção de unidades da rede municipal de ensino.
O evento ocorreu na sede da Bolsa de Valores B3, em São Paulo, e contou com a participação de representantes de diferentes instituições e empresas do setor. A atividade integra a fase de diálogo com o mercado (roadshow), prevista em processos de PPPs, e tem como objetivo garantir transparência e ampla divulgação das informações do edital de licitação, lançado em 21 de agosto.
Durante a exposição, os secretários municipais de Parcerias, Giuseppe Riesgo, e de Educação, Leonardo Pascoal, apresentaram os principais aspectos da modelagem do projeto e responderam a questionamentos sobre o processo licitatório.
“O encontro foi uma oportunidade para reforçar o caráter público e competitivo do projeto. Nosso foco é oferecer todas as informações de forma clara, estimulando a participação de diferentes interessados e fortalecendo o diálogo entre o setor público e o privado”, explica Riesgo.
Pascoal destacou o potencial do projeto para qualificar a rede de ensino. “A PPP representa uma transformação na educação da Capital. Além da construção de novas escolas, iremos garantir que as unidades se mantenham em perfeitas condições e que diretores e equipes possam se debruçar no que é mais importante: a melhora da aprendizagem dos nossos estudantes”, afirma.
Também participaram da rodada de perguntas e respostas o secretário adjunto de Educação, Jorge Murgas; a gerente do projeto pela SMP, Thais Oliveira; e a gerente do projeto pela SP Parcerias, Letícia Souza. A iniciativa contou com o apoio da consultoria técnica SP Parcerias e teve transmissão ao vivo no Youtube e site da B3.
Concorrência pública – A abertura dos envelopes com propostas está marcada para 10 de dezembro, durante o leilão público que será realizado na B3, em São Paulo.
O programa Escola Bem-Cuidada prevê a execução de serviços não pedagógicos em 97 instituições de ensino, além da construção de dez novas unidades de educação infantil, ampliando a capacidade da rede e promovendo melhorias na infraestrutura escolar para estudantes e professores.