A Prefeitura de Porto Alegre iniciou a substituição e instalação de novos abrigos de parada de ônibus na estação Instituto de Educação/UFRGS, em ambos os sentidos do corredor de ônibus da avenida Osvaldo Aranha, no bairro Farroupilha. No total, serão qualificadas 13 estações ao longo dos sete quilômetros de extensão do corredor no eixo Osvaldo Aranha/Protásio Alves, que vai desde a rua Sarmento Leite até a avenida Saturnino Brito, nos bairros Bom Jesus e Vila Jardim, na Zona Leste da Capital. A entrega faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o município e a concessionária Eletromidia, sem custos diretos para a prefeitura.
Ao longo do corredor de ônibus, construído no início da década de 1980, serão instalados 226 módulos de abrigo: 50 na avenida Osvaldo Aranha e 176 ao longo da Protásio Alves. Todas as estações contarão com QR Codes, que permitem o acesso, via celular, à localização dos ônibus em tempo real, por meio de GPS. Os novos abrigos também oferecem proteção contra vento e chuva, piso podotátil, tomadas USB para recarga de celulares, iluminação artificial, assentos e espaços reservados para pessoas com deficiência (PCD), além de apoio isquiático – suportes projetados para facilitar a mobilidade e o descanso de quem possui dificuldade de locomoção.
A Eletromidia, concessionária responsável pela gestão e manutenção dos abrigos de ônibus, já instalou 285 estruturas entre janeiro e setembro deste ano, 171 do tipo A (com quatro assentos) e 114 do tipo B (com três assentos disponíveis).
A qualificação da estação Instituto de Educação/UFRGS beneficiará usuários de mais de 40 linhas de ônibus municipais e metropolitanas em dias úteis. Entre elas, destacam-se a linha 343 – Campus/Ipiranga, com destino à PUCRS e ao Campus Agronomia; a linha 100% elétrica E378 – Integradora; e a transversal T7 – Nilo/Praia de Belas, muito utilizada por estudantes e trabalhadores. As próximas a receber os novos abrigos são as estações Araújo Vianna e Hospital de Clínicas.
O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destaca a importância da iniciativa para os usuários do transporte coletivo da Capital. “Essas melhorias trazem mais conforto e segurança para quem utiliza diariamente os ônibus para se deslocar pela cidade. A qualificação dos abrigos também reflete o compromisso da prefeitura em tornar o sistema de transporte público mais moderno, acessível e conectado às necessidades da população”, afirma.
Estações que serão qualificadas em ambos os sentidos do corredor de ônibus:
- Instituto de Educação/UFRGS
- Araújo Vianna
- HPS
- Hospital de Clínicas
- Colégio Americano
- Colégio Israelita
- Vicente da Fontoura
- João Abott
- Colégio Santa Inês
- Alto Petrópolis
- Três Figueiras
- Bom Jesus
- Vila Jardim
*Com a informação PMPA



