A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal (GCA), superou a marca de 64 mil atendimentos a cães e gatos entre janeiro e agosto de 2025, consolidando o compromisso da Capital com o bem-estar e a saúde animal. O resultado integra o balanço de ações que ganham reforço neste mês, em celebração ao Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro.
As iniciativas do Mês dos Animais incluem atendimentos nas comunidades, eventos regionais, campanhas educativas, novos serviços digitais e a implantação de um sistema tecnológico de acompanhamento veterinário (confira abaixo). A Unidade Móvel de Saúde Animal segue levando consultas, encaminhamentos para castração e orientações veterinárias a diferentes regiões da cidade.
“Facilitamos o acesso dos cidadãos aos serviços. Todas as informações e solicitações podem ser feitas pelo telefone 156, além de levarmos atendimento às comunidades e aos povos tradicionais, garantindo cuidado onde ele é mais necessário”, destaca a secretária-executiva do GCA, Tatiana Guerra.
O atendimento à população também ganhou novas ferramentas tecnológicas. O WhatsApp 156 (51 3433-0156) passou a oferecer seis novas funcionalidades relacionadas à Causa Animal, permitindo acesso a informações sobre adoção, clínicas credenciadas, Fundo Municipal e outros serviços.
“O WhatsApp já faz parte da rotina das pessoas. É fundamental que a prefeitura esteja presente nessa ferramenta, oferecendo atendimento ágil e acessível”, relata a secretária municipal de Transparência e Controladoria, Mônica Leal.
Outra inovação é o Sistema de Assistência Veterinária (Save), desenvolvido pela Procempa, que reúne dados de todos os animais atendidos pela rede. A partir de novembro, a plataforma também permitirá o cadastro e adoção de cães e gatos mediante login GovBr.
“Com este sistema, criamos condições para ampliar o alcance das ações e assegurar que cada animal atendido receba o cuidado necessário. É a tecnologia a serviço do bem-estar coletivo”, completa a diretora técnica da Procempa, Débora Roesler.
Atendimentos em números:
Do total de 64,5 mil atendimentos realizados em 2025, o GCA contabiliza:
– 41,8 mil procedimentos veterinários e exames na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav);
– 17,5 mil castrações em nove clínicas credenciadas e Usav;
– 4 mil atendimentos técnicos em visitas domiciliares;
– 1,2 mil procedimentos nas ações da Unidade Móvel;
– 140 adoções efetivadas em abrigos municipais e credenciados.