O ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, afirmou que o presidente americano Donald Trump considera encerrado o tema envolvendo Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, o republicano entende que não há espaço para interferir na condenação do ex-presidente brasileiro por tentativa de golpe de Estado.
Em entrevista à BBC News Brasil, Shannon disse que Trump prefere não insistir em assuntos que não têm perspectiva de avanço. “Ele sabe quando não pode seguir por um caminho e busca outro”, observou.
O diplomata apontou ainda que o atual momento político levou o republicano a adotar uma postura mais pragmática em relação ao governo brasileiro. Desde o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia-Geral da ONU, em setembro, os dois líderes vêm sinalizando aproximação.
Trump e Lula têm uma reunião prevista para este domingo (26), durante a Cúpula da Asean, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro deve tratar de temas comerciais e de alinhamento político.
De acordo com Shannon, a reaproximação interessa a Trump especialmente no contexto das tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros, alvo de críticas de setores da economia norte-americana.



