Na última quinta-feira, 23, a prefeitura recebeu representantes do Instituto de Tecnologia e Computação (Itec) para tratar de parcerias voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação em Gravataí. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia (Smict) apresentou as principais ações da pasta voltadas à promoção da inovação no município, destacando programas, projetos e parcerias desenvolvidos.
“Gravataí vem se consolidando como referência em políticas públicas de tecnologia e empreendedorismo. O encontro reforçou o compromisso conjunto entre o poder público e instituições de ensino e pesquisa na formação de talentos, na criação de oportunidades e na construção de uma cidade mais inovadora e preparada para o futuro”, destacou a titular da Smict, Selma Fraga.
Representando o Itec, estiveram Guilherme Baldresca, gerente executivo, e Cristiano Richter, diretor de Desenvolvimento e Inovação, que mostraram o trabalho desenvolvido pela instituição, um centro de ensino voltado à formação de talentos em Ciência da Computação, com foco em impacto social por meio da tecnologia, modelo considerado inovador em âmbito internacional.
Com investimento de R$ 400 milhões financiados pela iniciativa privada, o Itec prevê início das aulas em 2027. Com previsão de receber até 420 alunos quando totalmente pronto, o instituto deve gerar mais de 6 mil empregos e R$ 5 bilhões em retorno para a economia do município ao longo de 10 anos.
Outro ponto de destaque foi a apresentação do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Comcet), que reúne representantes de diversos setores da cidade com o objetivo de pensar e propor políticas públicas voltadas à inovação. Representando a Smict, também participaram da agenda o diretor de Infraestrutura, Robson Andrei dos Santos, a coordenadora do Programa Startup e Inovação, Paula Tarrasconi, e o diretor Administrativo e Financeiro, Renato Decosta.
Texto: Gabriel Muniz



