A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) restaurou a primeira motocicleta utilizada no patrulhamento da mobilidade urbana em Porto Alegre. O veículo histórico, uma Cagiva Roadster 200, marcou o início das atividades de fiscalização motorizada na cidade e passa, agora, a integrar o acervo institucional da empresa.
Incorporada à frota da prefeitura pela antiga Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), no início de 1998, a Cagiva Roadster 200, que hoje está em exposição, foi uma das quatro viaturas idênticas incorporadas à frota na criação da empresa, em abril do mesmo ano. O modelo, de origem italiana, possui motor de quatro tempos e 199,7 cm³, com 15 cv de potência a 9.000 rpm, transmissão de cinco velocidades e partida elétrica. O veículo, com placa branca oficial, foi utilizado pelo primeiro trio de batedores motociclistas do recém-criado órgão gestor do trânsito da capital gaúcha.
Para se preparar para a nova função, os agentes passaram a ser capacitados pelo 3º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), em uma cooperação essencial para estruturar o padrão de escolta e segurança viária que a EPTC mantém até os dias de hoje. O Curso de Motociclista Militar Batedor, com aproximadamente sete semanas de treinamento, é voltado ao aprimoramento técnico para operações de escolta e segurança, sendo fundamental para o desenvolvimento de habilidades específicas no desempenho das funções institucionais.
Um dos primeiros batedores da EPTC foi o agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte (AFTT) Gomercindo, já aposentado. Ele relembra a importância da formação e da entrada das motocicletas para ampliar a capacidade de atuação da empresa. “Esta foi a primeira moto que chegou, e logo fui escalado para pilotar. Com ocorrências no Centro e na Zona Sul, a minha área de atuação, a moto nos proporcionava muito mais agilidade nos atendimentos. Após o treinamento com a Polícia do Exército, fundamental para aprimorar nossas técnicas de pilotagem e escolta, a EPTC deu um grande salto em mobilidade operacional, já que as motos conseguiam chegar rapidamente aos locais onde as viaturas maiores enfrentavam dificuldade no trânsito”, relembra Gomercindo.
O desempenho do trabalho com motocicletas impulsionou não apenas a formação dos batedores, mas também a criação do Comando de Operações Especiais (COE), que nasceu a partir dessa experiência inicial. Ainda em sua fase embrionária, a equipe realizou escoltas para presidentes da República, autoridades e personalidades, além de missões especiais em grandes eventos. Essa vivência deu origem à estrutura atual do COE, hoje responsável por operações estratégicas e escoltas de alto nível, como em procedimentos de transporte de órgãos.
Restaurada, a motocicleta está em exposição na recepção do Atendimento ao Cidadão da EPTC, na nova sede da empresa, localizada na avenida Jerônimo de Ornelas, 670, no bairro Santana. A visita pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e permite que a comunidade conheça de perto um marco da evolução do trabalho da EPTC e da história da mobilidade na Capital.



