Duas alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suely Silveira Soares participaram, na última semana, da 77ª Jornada de Foguetes e conquistaram o vice-campeonato na categoria Ensino Fundamental nível 3, que consiste em lançar um foguete de garrafa pet utilizando água e pressão na maior distância possível. Pelo terceiro ano consecutivo, a escola de Gravataí foi destaque na competição organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e realizada na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
“Parabenizamos as alunas, os profissionais envolvidos e toda a equipe da Emef Suely Silveira Soares por essa grande conquista, demonstrando o talento e a dedicação dos nossos jovens nesse evento que reúne centenas de participantes de todo o Brasil”, destaca a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.
Com 206 metros de distância, a Emef Suely Silveira Soares conquistou o 2º lugar na categoria nível 3, que reuniu 74 equipes, com 42 escolas diferentes envolvidas. Além das alunas Amanda Godinho e Paula Steffen, também participaram da ação a diretora da escola Suely Silveira Soares, Marilaine Ferreira, e o professor de robótica Vitor Chagas.
“Ficamos muito próximos do primeiro lugar. A escola é pioneira no Rio Grande do Sul nesta competição, trazendo para o município o troféu e a ideia de realizar essa atividade aqui, trabalhando vários componentes abordados pela Base Nacional Comum Curricular”, celebrou Marilaine.
Além do suporte da comunidade da instituição de ensino, a escola recebeu apoio do Instituto GM, que auxiliou com as despesas da viagem. Além disso, as estudantes realizaram os testes de lançamento na GM, que também garantiu equipamentos de proteção individual (EPIs) e utensílios, como impressora 3D e scanner, para competições futuras.
Texto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí


