Mais de 9 mil presos gaúchos se preparam para o Enem 2025: número dobra em um ano
Pesquisar
Foto: imagem meramente ilustrativa / Lucille Soares/ Ascom Polícia Penal

Mais de 9 mil presos gaúchos se preparam para o Enem 2025: número dobra em um ano

Estado registra avanço expressivo na participação de detentos no exame nacional

Compartilhe esta notícia:

O Rio Grande do Sul registrou 9.102 inscritos no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2025, mais que o dobro do total de 2024. O dado foi confirmado pela Polícia Penal, após o encerramento das inscrições em 24 de outubro.

As provas serão aplicadas em 16 e 17 de dezembro, dentro dos estabelecimentos prisionais, mantendo o mesmo nível de exigência do exame tradicional. O Enem PPL possibilita aos participantes a certificação do ensino médio e também pode ser usado para comprovar proficiência parcial em determinadas áreas do conhecimento.

De acordo com Rita Leonardi, diretora do Departamento de Tratamento Penal, o crescimento é resultado da união entre servidores penitenciários, educadores e os Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs). “A educação tem sido um caminho real de transformação e reintegração social”, afirmou.

O projeto RS no Topo do Enem oferecerá aulões on-line e simulados para os apenados, além de oficinas específicas como a de Redação do Presídio Estadual de Espumoso, iniciada em abril. Os presos que participarem das atividades poderão ainda obter redução de pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal.

Polícia Penal.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.