O Rio Grande do Sul registrou 9.102 inscritos no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2025, mais que o dobro do total de 2024. O dado foi confirmado pela Polícia Penal, após o encerramento das inscrições em 24 de outubro.
As provas serão aplicadas em 16 e 17 de dezembro, dentro dos estabelecimentos prisionais, mantendo o mesmo nível de exigência do exame tradicional. O Enem PPL possibilita aos participantes a certificação do ensino médio e também pode ser usado para comprovar proficiência parcial em determinadas áreas do conhecimento.
De acordo com Rita Leonardi, diretora do Departamento de Tratamento Penal, o crescimento é resultado da união entre servidores penitenciários, educadores e os Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs). “A educação tem sido um caminho real de transformação e reintegração social”, afirmou.
O projeto RS no Topo do Enem oferecerá aulões on-line e simulados para os apenados, além de oficinas específicas como a de Redação do Presídio Estadual de Espumoso, iniciada em abril. Os presos que participarem das atividades poderão ainda obter redução de pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal.
Polícia Penal.



