Cerca de 600 pessoas participaram neste domingo (2) do Baita Aulão!, uma revisão gratuita e intensiva promovida pela Prefeitura de Porto Alegre para estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento ocorreu no Auditório Araújo Vianna, pela manhã e à tarde.
A iniciativa foi da Coordenadoria da Juventude da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), em parceria com as secretarias municipais de Educação (Smed) e de Cultura (SMC), além de contar com o apoio da Central Única das Favelas (Cufa), da GG Concursos e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH). Representantes das instituições estiveram presentes no Araújo Vianna, além de servidores do município.
O aulão ofereceu revisão completa das áreas de conhecimento cobradas pelo Enem – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação -, com resolução de questões, dicas de redação, debates sobre temas atuais e orientação emocional. As provas do Enem serão aplicadas nos próximos dois domingos: 9 e 16 de novembro.
“Essa atividade integra a política municipal de inclusão e desenvolvimento humano, que busca reduzir desigualdades e fortalecer o acesso a oportunidades. O Baita Aulão é um exemplo de como o poder público pode atuar de forma prática e integrada com parceiros para transformar realidades”, afirmou o secretário municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini.
Entre os participantes, o estudante Ronaldo Gonçalves Mietlin, de 15 anos, morador da Lomba do Pinheiro, destacou a importância da revisão. Interessado em cursar Publicidade e Propaganda, o aulão foi essencial para reforçar os estudos a uma semana das provas. “Achei o conteúdo muito interessante, principalmente porque foca nos pontos exigidos pelo Enem”, relatou.
O Baita Aulão! integra o conjunto de ações da Prefeitura de Porto Alegre voltadas à inclusão social, à educação e ao fortalecimento das oportunidades de aprendizado para jovens da Capital. O conteúdo foi gravado e será disponibilizado a partir desta segunda-feira, 3, diretamente no perfil @prefpoaoficial do YouTube, com tradução em Libras.



