A Polícia Civil do Rio Grande do Sul desencadeou nesta terça-feira (4) a Operação Quarta-feira Santa, voltada a desmantelar uma rede de tráfico de drogas e comércio ilegal de armas que atuava em várias cidades gaúchas. A ação faz parte da operação NARKE, coordenada pela 2ª DIN/DENARC.
Durante a ofensiva, 105 agentes cumpriram 22 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão, Charqueadas, Alvorada, Cachoeirinha, São Leopoldo e Tramandaí. No total, 13 suspeitos foram detidos, além de drogas e celulares apreendidos.
As investigações começaram após a apreensão de 858 quilos de maconha em um galpão no bairro Sarandi, em junho de 2023. Outras 24 porções do entorpecente foram encontradas em Alvorada. O grupo investigado coordenava as ações por meio de um aplicativo de mensagens, utilizando o nome “Quarta-feira Santa” para disfarçar a comunicação.
O delegado Wesley Lopes explicou que o esquema envolvia uma estrutura de logística e financiamento voltada a manter o fluxo de entorpecentes entre Paraná e Rio Grande do Sul. Já o diretor Alencar Carraro reforçou que as operações conjuntas visam desmantelar redes criminosas e reduzir o poder econômico dessas organizações.
PC.



