Mercado de Arte de Caxias do Sul acontece no próximo domingo (09)
Pesquisar
Foto: Juliane Ribas/Prefeitura de Caxias do Sul

Mercado de Arte de Caxias do Sul acontece no próximo domingo (09)

O evento é exclusivo das Artes Visuais

Compartilhe esta notícia:

O Mercado de Arte é uma feira voltada para produções artísticas do segmento das Artes Visuais que apresenta obras de diferentes linguagens e técnicas de variados artistas da cidade de Caxias do Sul, da região da Serra Gaúcha e da região metropolitana e é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura. Acontecerá no domingo, dia 09 de novembro, a partir das 15h30min, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312), e seu principal objetivo é reunir artistas visuais e suas obras em diferentes linguagens com o intuito de valorizar, fomentar e estimular a produção artística, despertando na comunidade o consumo da arte local. O evento é exclusivo das Artes Visuais e contará com a exposição e comercialização de obras envolvendo fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzines, lambe-lambe etc.

Os artistas participantes desta edição são: Alex Pessôa, Diogo Borba, Gesiel Oliveira, Íkaro, Larissa Pasqualotto Scopel, Luana Bacana, Marciah Casal, Maff, Marias Lavrandeiras, Marina Procházka, Sabrina Dani, Sergio Rodrigues, Tesla Studio, Vibiana Cornutti de Lucena e Victor Hugo Porto.

Além da diversidade em obras de arte para apreciação e comercialização, às 16h vai acontecer a oficina Mini-Escultura de Papel, com Natalia Aia (SP); às 17h30min acontecerá a Visita Guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) e, durante o evento, contará com a DJ Cata (Vitória Catarina) no palco do Zarabatana Café.

A mediação da visita ao AMARP será realizada pelo servidor e historiador Felipe da Silva Vitória e pela curadora e gerente da Unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho. O ponto de encontro será às 17h30min, em frente à sala administrativa da Unidade de Artes Visuais, no térreo do Centro de Cultura. O acervo celebra, em 2025, 50 anos de sua história desde sua criação como Aldo Locatelli (1975). O AMARP foi criado em 07 de maio de 2004 e tem como objetivo conservar a produção artística da cidade ao longo da história. Possui grande diversidade de obras, feitas por artistas de renome local e nacional, incluindo diversos gêneros e técnicas como pintura, gravura, escultura, fotografia e demais linguagens da arte contemporânea. O AMARP integra a Unidade de Artes Visuais (UAV), que atualmente realiza a guarda, conservação, manutenção e registro das obras mantidas no acervo, além de realizar diversas ações internas e externas com as obras em exposições de arte e materiais educativos.

“O Mercado de Arte oferece para a cidade de Caxias do Sul um espaço específico para a comercialização de obras de arte, proporcionando espaço de valorização e investimentos na arte local, através da exposição e comercialização das mais diversas linguagens”, cita a coordenadora da Unidade de Artes Visuais e criadora do projeto, Mona Carvalho.

Também haverá a participação da DJ Cata, que vai embalar a programação no palco do Zarabatana Café até às 19h. Cata (Vitória Catarina) é uma multiartista de Caxias do Sul (RS). Sua trajetória como DJ começou há três anos, mas sua relação com a música vem da infância. Aos 11 anos iniciou-se no canto coral e teve aulas de violoncelo voltadas à prática orquestral. Em seus sets, Cata transita entre gêneros e atmosferas diversas, construindo narrativas sonoras que podem passar pelo house, techno, bounce, garage e drum’n’bass, até R&B, latinidades e blues. Além de DJ, Cata é artista visual, produtora de eventos e cenógrafa, atuando nos coletivos Turv4 e Koluna. Há um ano, integra o time de DJs residentes da festa Delicious, em Porto Alegre (RS).

A oficina de Mini-Escultura de Papel, ministrada por Natalia Aia (SP), utilizará a técnica para a elaboração de uma mini-escultura de casa. A oficina conta também com breves reflexões que buscam convidar a subjetividade de cada participante por meio da criação de esculturas de casas de papel, de forma que cada participante irá elaborar uma casa básica, acompanhada de cores, tamanhos e elementos que expressem sua identidade. A oficina é gratuita e direcionada para maiores de 16 anos devido ao uso de estilete. As vagas são limitadas.

Inscrições antecipadas em: artesvisuais.caxias.rs.gov.br

O Mercado de Arte tem apoio cultural da Sittal Madeiras, tem entrada franca e acontecerá das 15h30min às 19h30min, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, que fica na Rua Luiz Antunes, 312, no Bairro Panazzolo, em Caxias do Sul/RS.

Serviço:

Mercado de Arte – Feira Exclusiva de Artes Visuais

  • Dia 09 de novembro de 2025, domingo, das 15h30min às 19h30min
  • Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo, Caxias do Sul/RS)
  • Entrada franca
  • Classificação indicativa: Livre
  • Com obras dos artistas: Alex Pessôa, Diogo Borba, Gesiel Oliveira, Íkaro, Larissa Pasqualotto Scopel, Luana Bacana, Marciah Casal, Maff, Marias Lavrandeiras, Marina Procházka, Sabrina Dani, Sergio Rodrigues, Tesla Studio, Vibiana Cornutti de Lucena e Victor Hugo Porto.
  • DJ Cata
  • Visita ao AMARP, Memorial Cantina Antunes e Exposições
  • Oficina de Mini-Escultura de Papel (16+), com Natalia Aia (inscrições gratuitas antecipadas em: artesvisuais.caxias.rs.gov.br)

Texto: Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.